30 de junho de 2012

Toxoplasmose

O que é?


Toxoplasmose é a infecção causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário intracelular obrigatório. Disseminada nas regiões tropical e temperada e nos vários níveis socioeconômicos, é considerada uma das parasitoses mais freqüentes no homem e talvez nos animais homeotérmicos.
No Brasil, sua prevalência varia de 10% a 80%, dependendo da área estudada. O diagnóstico da toxoplasmose é baseado na detecção de anticorpos de diferentes classes de imunoglobulinas (IgG, IgM, IgA e IgE) anti-T. gondii. Apesar de a sorologia ser eficaz em 89,5% das grávidas, há inespecificidade quando se refere à confirmação da infecção no feto e/ou recém-nascido pela influência da imaturidade imunológica. O advento das técnicas automatizadas de diagnóstico sorológico trouxe a realidade de anticorpos residuais, levando a resultados duvidosos e/ou inconclusivos, tornando necessário o uso de métodos parasitológicos, entre os quais se destacam as técnicas de biologia molecular. Entretanto, é muito cedo para determinar uma técnica padrão-ouro diferente da sorologia, pois essa é atualmente a principal abordagem para estabelecer o diagnóstico precoce de toxoplasmose.




Prevenção



  • Não se alimentar de leite não pasteurizado ou não-fervido
  • Não ingerir carne crua ou mal cozida de qualquer animal
  • Os criadores de gatos devem mantê-los dentro de casa e alimentá-los com carne cozida ou com ração de boa qualidade
  • Consumir água de boa qualidade, no caso de água de abastecimento público,manter as caixas d’água tampadas e higienizadasa cada seis meses
  • Ter cuidado ao manusear as fezes de gatos e dar o destino adequado das mesmas (usar luvas, pás e lavar bem as mãos após a manipulação) 
  • Lavar bem as mãos e unhas: após manusear areia (jardins, hortas e plantações) e das crianças após brincarem em parques e/ou caixas de areia
  • Exame pré-natal e acompanhamento de todas as gestantes com ou sem infartamentoganglionarou com história de aborto


    fonte das informações e links sugeridos para informação mais detalhada: 




    O que eu digo sobre os gatos: 

    tenho gato e tive gatos e contacto com desde muito cedo na vida. Não sou imune. Logo, a probabilidade de contrair a doença é baixa. 

    Sem stress. Não deixem de acarinhar os vossos gatos (para quem tem). Não é pelas festas, lambidelas, nem mesmo arranhões, que se contrai a doença).

    Não sejam paranoicas nem extremistas. Pensem racionalmente e com calma nestas coisas.



    Sejam felizes!


Sem comentários: