30 de junho de 2012

Ecografia 1º trimestre - rastreio de anomalias fetais

A ecografia de rastreio de anomalias fetais é realizada no final do 1º trimestre de gravidez, entre as 11 e as 14 semanas. 


Tem como objectivos principais determinar a idade gestacional e fazer o rastreio de anomalias fetais e é realizada por via abdominal. 


A idade gestacional pode ser determinada a partir de diversas medidas, o diâmetro bi-parietal, o perímetro da cabeça ou o comprimento do fémur. Para o rastreio de anomalias fetais é avaliada a translucência da nuca e os ossos nasais, cujos desvios dos valores normais podem estar associados a um risco acrescido de alterações cromossómicas, cardiopatias e algumas doenças genéticas. 


A ecografia do 1º trimestre permite estimar a ausência alterações cromossómicas com um grau de certeza de cerca de 70%. Quando associada à idade materna e à realização de um rastreio bioquímico do 1º trimestre o grau de certeza aumenta para valores superiores a 90% (rastreio combinado do 1º trimestre).


fonte: hospital da luz


________________________


No meu caso, estava tudo ok, dentro dos parametros normais. 
Mas mesmo quando as medições ultrapassam o normal, tenham em conta que não é um resultao, é uma probabilidade, um rastreio. 


Ainda tem de se analisar conjuntamente com os resultados as duas análises ao sangue (duas fases: a primeira às 10 semanas e a segunda às 15). Os resultados das analises só são divulgados no fim das duas fases. ie, quando completas. 


Sim, claro, é um excelente sinal se na ecografia as medições estiverem todas ok. Mas o único teste que dá um resultado efectivo é a amniocintese. 

Sem comentários: