12 de julho de 2012

Segundo trimestre

Nova fase. 
Um pouco mais tranquila, é considerado que o período mais frágil da gestação passou...

Muitos sintomas começam a atenuar-se ou mesmo a desaparecer por completo. Eu felizmente não passei por náuseas e vómitos, por exemplo, mas quem passou por isso no primeiro trimestre normalmente começa a sentir-se melhor e a regressar, nesse aspecto, à normalidade. 

Também é considerado comum sentirem-se alterações a nível do cabelo e pele. Normalmente, positivas. Cabelo mais lustroso, que cresce mais rápido. Pele mais luminosa. Mas também pode acontecer aparecerem algumas manchas e erupções. Existem cuidados adicionais que podem seguir-se, como hidratar bem a pele, até para evitar o aparecimento de estrias, etc. 

Quanto ao bebé, uma vez que desenvolve por completo os orgãos sexuais, por vezes bem cedo no trimestre é possível saber-se mesmo via ecografia o sexo. Há quem opte por não saber e ter a surpresa no momento do parto, é uma escolha. Façam como entenderem! 



No meu caso em particular, sinto menos dores uterinas, sinto movimentos do bebé mas ainda pouco claro, são mais flutuações, um borbulhar. 

Bom, as mamas continuam a aumentar de volume, mas isso dei conta logo bem cedo na gravidez, mas muitas mulheres é a durante este trimestre que o notam de forma evidente. 

Cada caso é um caso, mesmo com a mesma mulher em gravidezes diferentes. 
Mas regra geral, umas mais cedo que outrs, as experiências são comuns no tempo de gestação A ou B. 


Sem comentários: